Sunday, November 12, 2006

FORMATO MÍNIMO

Para Sônia, com carinho, desejo e fúria!!!
14/09/2006

Espelho amigo velho, mais um aniversário se aproxima, aqui estou diante de ti que me conhece tão bem, que viu todos esses anos se passarem, que acompanhou e continuará a acompanhar todos os momentos de minha vida, das oscilações entre os momentos felizes e os momentos tristes, entre as expectativas e frustrações. Você, assim como esse secador e essa escova e todos esses produtos cosméticos, que traçam as linhas do meu rosto, são meus verdadeiros confidentes desde muito tempo, conhecem cada centímetro do meu corpo e da minha alma melhor do que eu ou qualquer paixão que já tenha tido. Vocês sabem das minhas olheiras, das minhas ansiedades, vêem-me como eu sou Apenas vocês têm esse privilégio, esse momento de pura intimidade. Hoje mais uma vez me dispo diante de ti e vou dar início ao mesmo ritual de embelezamento que faço religiosamente em todos os dias de minha vida.
Eu venho do meu Quixinha tão querido, (me enche os olhos falar daquele santuário), foi lá que me entendi por gente, foi lá também onde vivi minhas primeiras emoções fortes, minha formação ética, religiosa e profissional. Lá foram esculpidos em mim todos os valores que tenho. Foi naquele lugar mágico, que aprendi a amar e ser amada, “a não depender de ninguém”, lá fiz minhas amizades sinceras e duradouras, tive meus primeiros alunos, meu primeiro contato com a profissão que eu amo com toda a intensidade que há em meu corpo e minha alma. Foi ali que senti os ensinamentos de Paulo Freyre correr em minhas veias e em meus olhos, quando consegui provocar mudança naquelas pessoas que precisavam ter suas capacidades exploradas, mas eu precisava alçar vôos maiores...
É, meu amigo, meu ponto de partida é o Quixadá, foi onde começou minha peregrinação pela educação, pela defesa do que eu acho certo, não sei qual o meu ponto de chegada... Não vou dizer que isso seja fácil, acordar todas às manhãs com um desafio novo, lançar-me sobre novos projetos sem saber no que vai dar, se vou perder o que já tenho ou ganhar algo novo, mas não me quedo não... Eu sou virginiana, não me prendo a um lugar, se estou parada fico impaciente, a passividade das pessoas me atormenta, me desespera... Sou um corpo em constante movimento, em constante expansão. Saí de casa muito cedo, deixei para trás minha família, meus amigos e me lancei na busca dos meus ideais. Parti na intenção de realizar meus sonhos e buscar novos desafios, é isso que me motiva, a razão da minha vida é prosseguir.
A vida sempre me impõe escolhas, dessa forma me lanço aos riscos que ela me oferece, partindo do princípio que “do que me adianta ter esta alma colada aos ossos dessa carne? Sem o risco, a vida não vale a pena”. Mesmo que me machuque um pouco, mesmo que sinta saudade, eu arrisco... Isso é de mim, é mais forte que eu... Às vezes a vida parece ser sarcástica comigo, espera que eu me reestruture para logo em seguida me impor novas condições, novos desafios... Ela sabe que gosto disso, dessa disputa, dessa constante provação...
Eu, às vezes, paro pra pensar se algum dia vou me dar por satisfeita com o que eu tiver conquistado... Se algum dia vou me dar por satisfeita com alguma coisa, ou se sempre vou querer sorver mais e mais da vida... Se algum dia vou ter um lugar só meu, onde eu possa chegar após um dia de trabalho e encontrar minha família esperando por mim... Um banho quente, um carinho, um amor, um cafuné, conversar sobre as coisas do dia a dia, rir de tudo, lamentar algumas coisas, ficar feliz com outras e adormecer ao som da canção da chuva e desfalecer nos braços do meu amor... E ter uma boa noite de sono, tudo vivido sem pressa, sem pressão, a vida correndo no seu ritmo, e eu concentrada em apenas uma coisa. Espelho, você que conhece meus segredos mais íntimos me diga se isso vai acontecer algum dia...
(volta a secar o cabelo, nota as olheiras, pára um pouco e fica olhando para o seu reflexo, depois volta a se conversar)

E quanto a o amor, você me perguntaria se ao invés de ser um espelho, fosse uma amiga minha... Não sem razão você me faria tal pergunta, e eu lhe responderia com um poema. Sim! Eu sempre falo das coisas que sinto através de poemas, códigos escondidos nas entrelinhas dos poemas, das coisas vividas pelos poetas, sentimentos inventados ou não, já que todo poeta é um fingidor, mas as dores e prazeres que algumas vezes eles sentem, sentimos nós também. Todos sabem, incluindo você, que eu gosto de colocar as pessoas pra pensar, não dou a certeza de nada, tudo tem de ser interpretado.
Talvez você não saiba, mas das sutilezas da alma humana as mais difíceis de serem compreendidas por mim, são aquelas que dizem respeito ao amor. Acostumei-me ao olhar meticuloso e crítico do Historiador que sempre procura compreender o mundo que o cerca a partir da implacável racionalidade humana. Desvendar sonhos, idéias, imagens e imaginação sempre figuraram para mim como a montagem de um instigante e belo quebra-cabeça ou um mosaico de mil cores como prefiro. Às vezes, penso que minha idéia de amor sempre foi mais coletiva do que ligada às pessoas em particular. Às vezes, sinto-me egoísta por isso. Desligo-me dos que estão próximos para encontrar rostos, vozes e vidas que talvez nunca veja ou conheça. Não que eu não os ame com intensidade e paixão, porque amor e paixão só concebo como um turbilhão que nos carrega às nuvens ou ao inferno. Assim são as delícias e os dissabores das sutilezas nada sutis que nos invadem quando amamos, quando estamos apaixonados. Paixão em si, contraditoriamente, nos envolve de alegrias, dores, sorrisos e lágrimas. Queima, mata, crucifixa e redime. Perdição e Salvação. O que seria do homem sem o amor? Sem a entrega? Todos os grandes pensadores da humanidade, loucos, sábios, ditadores, padres, freiras, prostitutas, santos e devassos, todos amaram. Amores muitos. Diferentes, iguais, mas, verdadeiros, só os que viraram desassossego. Inquietação impertinente que se imagina nunca ter fim. O nunca esquecido, o sempre vivido, revivido, registrado, marcado. Amo o amor e a capacidade humana de amar. Subjetividade concreta que se faz perceber do olhar ao ato desesperado, do grito ao silêncio, da angústia à satisfação. Amor materno, amor obsceno, amor político, amor a dois. Amor humanidade. Amor que nem sempre se diz amor, mas que se sente amor sem se dizer. Que tenha a eternidade de uma vida breve, ou que se torne História a ser contada aos que virão, que seja amor, que seja sincero, vivo. Amor.
Como toda mulher que ama e quer ser amada, eu não quero alguém que morra por mim, Espelho... Só preciso de alguém que viva por mim, que queira estar junto a mim, me abraçando, me dando flores, sendo carinhoso, me acordando no meio da noite com palavras de carinho e fazendo carícias, me tocando e fazendo de mim a mulher mais feliz do mundo, não durante um gozo, mas durante a minha vida, minha existência, que me faça crer que o amor pode durar, não pra sempre, até porque racionalmente o pra sempre é um ideal, e ideais estão sempre distante de nós, mas quero que ele me faça crer que o amor pode durar bem mais do que eu imagino que dure, isso é, por muito e muito tempo, por muitas e muitas noites frias em que nos aquecemos com a nossa cumplicidade.
Não exijo que esse alguém me ame como eu o amo, quero apenas que me ame e me respeite como um ser pensante, como uma profissional, como uma mulher, e como provável mãe dos seus filhos, não me importando com que intensidade, mas é imprescindível que me ame, que queira me sentir e que não se canse de tentar me compreender, que me olhe nos olhos e me arrebate para algum lugar LOST que desconheço, que todos os dias busque algo novo em mim, que nunca me veja da mesma forma, pois nunca sou a mesma, "sou fera, sou bicho, sou anjo e sou mulher, sou minha mãe e minha filha, minha menina... sou Deus, sou tua deusa meu amor.", não precisa me dar presentes... A mim basta ser presente sempre, na tempestade e na bonança.
Tenho consciência da minha imperfeição, sei dos erros que já cometi na vida, não sou a dona da razão, muito embora a pretenda junto a mim, e detesto quando as coisas fogem ao meu controle. Dessa forma, não tenho a pretensão de que todas as pessoas que gosto, gostem de mim... Nem que eu faça a falta que elas me fazem, o importante pra mim é saber que eu, em algum momento de suas vidas fui insubstituível, imprescindível... Me apetece o coração saber que sou ou já fui essencial a vida de alguém, por mais ínfimo que esse instante tenha sido, me alegra e me enche os olhos ver alguém que faz parte do minha vida pessoal ou profissional, conseguir aquela coisa pela qual sempre batalhou... Quero que meus amigos tenham bons momentos em suas vidas, e que esses durem por muitos e muitos anos, e que esses momentos sejam inesquecíveis.
Quero que meu sentimento seja valorizado. Quero sempre poder ter um sorriso estampando em meu rosto, mesmo quando a situação não for muito alegre, um sorriso disfarça qualquer dor conhecida pelo homem, e se um sorriso não for suficiente para disfarçar o que estou sentindo, não exitarei em procurar as pessoas que considero como sendo minhas amigas, pessoas que foram e sempre me serão essenciais a minha vida. Com certeza, sem a presença delas eu me sentiria como a torre de Pizza, seria como uma construção sem alicerce...
Ao invés de esconder uma dor, quero que o meu sorriso consiga transmitir paz, carinho e força para os que estiverem ao meu redor. Quero poder fechar meus olhos e imaginar alguém... E poder ter a absoluta certeza de que esse alguém também pensa em mim quando fecha os olhos, que faço falta a ele quando não estou por perto.
Quero ter a certeza de que apesar de minhas renúncias e loucuras, dos meus momentos de tensão interna, de agonia e êxtase, dos momentos em que nem eu mesma me suporto, quero que ele me suporte, que me dê suporte, que fique comigo na noite, que enxugue minhas lágrimas quando elas rolarem mesmo que sem explicação, que beije meu rosto cansado, que diga que sou linda quando me sinto feia, pois sei que toda beleza que me veste vem dos olhos dele, que me servem como espelho, que tenha a certeza que é importante pra mim, que se sinta feliz pelo simples fato de eu estar feliz.
Quero alguém que me valoriza pelo que sou, não pelo que tenho...Que me veja como um ser humano completo e em constante aperfeiçoamento; que tenha personalidade para no momento certo me chamar à razão, pra assumir o controle quando eu parecer ter ligado o piloto automático e ter deixado a correria do dia a dia me guiar, alguém que como eu, abusa demais dos bons sentimentos que a vida lhe proporciona, que dê valor ao que realmente importa, que é o meu sentimento... E não brinque com ele. Quero que esse alguém me peça para que eu nunca mude, para que eu nunca cresça, permaneça menina-moleca, que gosta de trepar em árvores para pegar a fruta no cacho, para que eu seja sempre eu mesma, sonhadora, obstinada e engajada com as questões sociais...
Quero que ele saíba que não quero brigar com o mundo, mas se um dia isso acontecer, quero que ele me ajude a ter forças suficientes para mostrar ao mundo e as pessoas que neles estão de passagem que o amor existe... Que ele é superior ao ódio e ao rancor, e que não existe vitória sem humildade e paz. Quero poder acreditar que mesmo se hoje eu fracassar, amanhã será outro dia, e se eu não desistir dos meus sonhos e propósitos, provavelmente terei êxito e serei plenamente feliz.
Quero alguém que nunca deixe minha esperança ser abalada por palavras pessimistas... Que não deixe que a esperança nunca me pareça um "não" que a gente teima em maquiar de verde e entendê-lo como "sim".
Quero poder ter a liberdade de dizer o que sinto a uma pessoa, de poder dizer a alguém o quanto é especial e importante pra mim, sem ter de me preocupar com terceiros... Sem correr o risco de ferir uma, duas, três ou mais pessoas com esse sentimento. Quero, um dia, poder dizer às pessoas que nada foi em vão, que tenho sonhos a realizar e que fatalmente os realizarei, quero dizer também que a liberdade é pouco pra mim, o que quero não tem nome e está além da minha própria compreensão, que talvez quando eu descobrir o que quero, terei achado a resposta pra todas às perguntas que tanto me inquietam, e aí... Bem, eu não sei descrever o que pode acontecer a seguir, essa emoção está reservada para os últimos capítulos das páginas da vida...
Quero dar o testemunho de que o amor existe, que vale a pena se doar às amizades e às pessoas, que a vida é bela sim, não obstante o terror e a maldade, e que eu sempre dei e darei o melhor de mim a quem o merecer... E que valeu, vale e sempre valerá a pena viver e ser feliz, mesmo que tenha tempestade no verão, a primavera virá!!!
Bom, acho que agora terminei o meu ritual de beleza e a minha confissão sobre as coisas da vida e sobre um lado meu que não costumo falar com ninguém, por isso falo com você, que é um espelho... Já vou pra vida, ela me chama!!!

Xico Fredson...
Espelho, amigo verdadeiro,
Tu refletes minhas rugas,
Os meus cabelos brancos,
Os meus olhos míopes e cansados
Espelho, amigo verdadeiro,
Mestre do realismo exato e minucioso
Obrigado, obrigado!

(MANUEL BANDEIRA)

0 Comments:

Post a Comment

<< Home