Monday, November 28, 2005

Carta para quem precisa de uma carta



Há coisas que a gente procura e nunca encontra na hora em que deseja. Fotos antigas que deveriam estar no álbum mas não estão.Livros que deveriam estar na estante mas, geralmente, não estão no lugar em que a gente pensa ter colocado, o cd preferido que deveria estar em sua caixa mas por algum motivo desconhecido no momento da procura ele não está onde deveria, um poema escrito em uma folha de caderno pra ser entregue e não hora de o entregar, onde está ele?
Há uma série de coisas que a gente não acha quando precisa, uma meia branca, uma camisa escura, o perfume preferido que não está onde você achava ter colocado, a sandália que você jura ter deixado bem ali hoje pela manhã...onde está ela? Desapareceram quando você mais procurava...
Outras duas coisas costumam sumir quando você pensa tê-las encontrado, são elas a hora exata e a palavra certa. Em verdade esperamos a hora certa pra dizer a alguém o quanto sentimos sua falta, o quanto essa pessoa é importante em nossa vida, ou então dizer a uma pessoa o quanto tentou esquecê-la durante as férias mas não conseguiu, que ao invés de esquecê-la, o pensamento nela ficou cada vez mais forte e a vontade de estar com ela crescia a cada dia, a gente peca por achar que nunca é o momento certo e por isso vive se reclamando da sorte, quando deveria se reclamar do medo de arriscar, a gente tem medo, mesmo, de admitir um erro, de pedir desculpas, de dar razão a alguém, uma lágrima é inadmissível, chorar a perda de um alguém querido, só se for no silêncio da noite, tudo isso por achar que essas coisas são um sinal de fraqueza e não de força, os valores têm se invertido com o passar dos tempos.
Fazer uma declaração de amor, mandar flores, criar ou copiar um poema, fazer algum tipo de loucura de amor, sem o menor uso da razão, como todo ato de loucura exige, tornou-se cada vez mais raro, as loucuras autênticas, aquelas que você não encomenda em nenhuma loja de conveniências ou então naqueles serviços de telemensagens ou outro tipo de serviço semelhante, o nosso medo e vergonha de arriscar dizer e fazer o que sente foi substituído pela clássica desculpa da falta de tempo, ou então pelo que agora chamam de praticidade.
Acredita-se que o lugar certo surja a partir da conjugação da hora exata e do dia certo pra se fazer alguma coisa, enquanto isso, segue-se adiando várias coisas, abortando-se várias histórias, por se achar que aquele momento não é o ideal, fiz uso dessas situações como contexto para começar hoje a fazer uma coisa que deveria ter feito há muito tempo atrás, mas como achava não ser a hora nem o momento certo da minha vida resolvi adiar e adiar e... adiar. Procurei durante muito tempo coragem para escrever uma carta, isso mesmo, uma simples carta, às vezes os gestos mais simples são os mais difíceis de se fazer, então hoje pela manhã alguma coisa me lembrou você, o engraçado é que eu sempre ignorei esse tipo de lembranças, pra ser sincero, sempre evitei tê-las.
Começo essa carta dizendo a você que estou bem, que eu tenho superado os meus problemas e passado por cima dos meus traumas, eu os tenho ignorado, que cresci e me fortaleci em meio ao esforço e a perseverança, que não desisti dos meus sonhos e não pretendo desistir jamais, que faço o tipo perseverante, que busca a perfeição a cada novo passo de minha vida. Hoje tenho 27 anos, estudo e trabalho, tenho uma vida boa, na medida do possível, mas não estou satisfeito com ela, não estamos nunca satisfeitos com nada, acho que a insatisfação é o motor do mundo, assim como o inconformismo. Às vezes extrapolo nas contas, mas nada que me faça ir para o spc.
Tenho poucos amigos, mas estes me são suficientes, tenho muitos amores platônicos e alguns reais, nada de muito excepcional, gosto de acampar e do contato com a natureza, gosto da proximidade com a realidade que a vida nas ruas nos propicia.
Dizem que pareço muito com você, as pessoas me falam que o meu modo de comer, é muito semelhante ao seu, o meu jeito de conversar gesticulando, a maneira como ando, meio desengonçado, o que faz de mim um péssimo dançarino, fazer o quê? Vida que segue!
Dizem que tudo em mim lembra muito você, que sou uma extensão daquele quadro na parede, que assim como voce eu também sou muito sério, mas só aparentemente, pois na realidade adoramos tirar um sorriso de quem esteja ao nosso redor.
Dizem que herdei muito do seu caráter, dizem que voce colocava a ética acima de sua vida e do seu amor, nesse ponto preciso concordar, procuro ser correto e ético comigo e com os que estão ao meu redor, embora saiba que isso implica em grandes perdas e dificuldades, minha mãe fala que voce tinha um belo sorriso e esse foi um dos fatores que a fizeram se sentir atraída por ele, isso e sua voz, assim como voce eu também não tenho muitos recursos visuais para atrair as pessoas, discordo quando dizem que os nossos sorrisos são iguais, só se forem no fato de serem espalhafatosos.
Ela diz que voce não gostava muito de ler, mas que adorava ouvir música e tocar violão, ela diz que adorava ouvir voce tocar qualquer coisa de Raul Seixas, relembra nostálgica que voce sempre tocava a musica a hora do trem partir ou então coisas do coração e cachorro – urubu, ela me conta com um sorriso maroto que muitas vezes provocava discussões só pra você cantar pra ela, dizem que você fazia o tipo roqueiro, calça jeans desbotada, cabelos longos e cavanhaque, era tido como rebelde, que se sentia mal em ver toda aquela droga em que o mundo estava se transformando, em um dos poucos livros que voce leu, Adorável Mundo Novo, de Aldous Huxley, minha mãe diz que o livro causou-lhe grande impacto, que a cada capitulo lido se perguntava como alguém pode ter imaginado uma sociedade assim? Eu complemento: como possível desenha tão bem a nossa sociedade? Nem Deus foi capaz.
Voce gostava dos Beatles, dos Roling Stones, Joy Divion, mutantes, Chico Buarque, etc. É pai, os dias são outros, mas os ritmos são os mesmos, acrescentaria ao seu bom gosto musical algumas coisas que ou voce não gostava ou não teve tempo de conhecer, como Led Zepelim, Black Sabath, Bob Dilan, Simon e Garfunkel, James Taylor, Cazuza, Legião, Titãs, Nenhum de Nós, Inocentes, Ira! Racionais MC´s, MVBill, Cyprest Hills, etc.
Diferente de voce, pai, eu gosto muito de ler e às vezes arrisco-me a escrever, ando sempre armado com uma caneta preta e uma folha em branco, vão dando forma às paginas do meu livro imaginário. Gosto muito de ler o poeta Carlos Drummond de Andrade, de um de seus livros extraí pra voce um dos poemas que mais gosto: “só te conheço de retrato, não te conheço de verdade, mas teu sangue bole em meu sangue e sem saber te vivo em mim, e sem saber vou copiando tuas imprevistas maneiras, mais do que isso: teu fremente modo de ser...” Esse é o poema que mais gosto, antepassado é o nome dele, até parece que ele escreveu pensando em nós.
Fredson...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home