Sunday, November 12, 2006

DESEJOS PARA UMA VIDA NOVA!!!!


Pensei em escrever alguma coisa legal que fugisse aos clichês e jargões tradicionais que todos se desejam no Natal e na passagem de ano. Procurei textos que não tivessem sido escritos com esse propósito. Procurei neles algo que não se diz com freqüência, algo que ficou esquecido em uma página amarelada de uma raridade escrita em séculos adormecidos nos livros de história. Não encontrei nada muito original, já que quase tudo que há pra se dizer, às vezes, parece que já foi dito no começo da história da qual diariamente somos protagonistas, personagens que co-habitam em cada parágrafo do livro que nós conhecemos apenas pelo nome de Livro da Vida.
Nesse ano em que está em via de dar os primeiros passos, mais um de uma série de aniversários, de festas, de provas, de alegrias e tristezas sucessivas, tudo isso a que aprendemos a chamar de cotidiano ou ciclo da vida, desejo que voe ame, e que seja amado(a), e que caso isso não aconteça, que você tenha a paciência que a felicidade exige de todos que a aguardam.
Desejo que você seja feliz, que sorria, que cante, que vibre com o surgimento da vida. Que aprenda a observar as pequenas coisas que são de uma imensurável beleza, a exemplo disso posso lhe mostrar um sorriso de criança, um pôr-do-sol, um Ipê florido, uma arvore com fruto, a chuva que cai, a noite que vem, a imensidão silenciosa do mar, o deserto da duna que se parece com nossa alma.
Em tempo, desejo que você sofra, que perca e que se entristeça. Algumas privações são necessárias para que se possa valorizar melhor a vitória posterior. O sofrimento nos faz reconhecer nossa condição de humano e como tal, a consciência de ser imperfeito e de estar em constante aperfeiçoamento, isso lhe faz assimilar melhor o seu novo aniversário e um fato nada novo em sua vida, voce está envelhecendo; envelhecendo, não, está chegando à beira da perfeição, da calma, da paz interior. Está mais próximo da força que deu origem a tudo, o verbo que habitou em nós e lhe presenteou com o mais belo dos presentes, a sabedoria plena da vida e do amor.
Desejo a você calma, paciência e perseverança. Como você já sabe, uma nova maratona se inicia, ela é longa, e dura uma vida inteira sem pausa. E em sua corrida diária, muitas vezes solitária, esses elementos, do meu desejo, serão necessários ao fortalecimento dos seus músculos e a manutenção do seu tão belo sorriso. que nenhum fato desagradável deve manchá-lo ou torná-lo menos radiante, pois a vitória se esconde em gestos simples que nem todos parecem ver. Desejo que no final de mais uma maratona, os louros da vitória encontrem o seu lugar, em sua cabeça.
Desejo que todos os artigos do Estatuto do homem, Ato institucional Permanente, enviado a Carlos Heitor Cony, sejam-lhe respeitados na sua condição de pessoa, que cada artigo lhe vista como uma luva. Nele versa o seguinte:

Artigo I
Fica decretado que agora vale a verdade
agora vale a vida,e de mãos dadas,
marcharemos todos pela vida verdadeira.
Artigo II
Fica decretado que todos os dias da semana,
inclusive as terças-feiras mais cinzentas,
tem direito a converter-se em manhãs de domingo.
Artigo III
Fica decretado que, a partir deste instante,
haverá girassóis em todas as janelas,
que os girassóis terão direito
a abrir-se dentro da sombra;
e que as janelas devem permanecer, o dia inteiro,
abertas para o verde onde cresce a esperança.
Artigo IV
Fica decretado que o homem
não precisará nunca mais
Duvidar do homem.
Que o homem confiará no homem
como a palmeira confia no vento,
como o vento confia no ar,
como o ar confia no campo azul do céu.
Parágrafo único:
O homem confiará no homem
como um menino confia em outro menino.
Artigo V
Fica decretado que os homens
estão livres do jugo da mentira.
Nunca mais será preciso usar
a couraça do silêncio
nem a armadura de palavras.
O homem se sentará à mesa
com seu olhar limpo
porque a verdade passará a ser servida
antes da sobremesa.
Artigo VI
Fica estabelecida, durante dez séculos,
a prática sonhada pelo profeta Isaías,
e o lobo e o cordeiro pastarão juntos
e a comida de ambos terá o mesmo gosto de aurora.
Artigo VII
Por decreto irrevogável fica estabelecido
o reinado permanente da justiça e da claridade,
e a alegria será uma bandeira generosa
para sempre desfraldada na alma do povo.
Artigo VIII
Fica decretado que a maior dor

sempre foi e será sempre
não poder dar-se amor a quem se ama
e saber que é a água
que dá a planta o milagre da flor.
Artigo IX
Fica permitido que o pão de cada dia
tenha no homem o sinal do seu suor.
Mas que sobretudo tenha
sempre o quente sabor da ternura.
Artigo X
Fica permitido a qualquer pessoa,
qualquer hora da vida,
uso do traje branco.
Artigo XI
Fica decretado, por definição,
que o homem é um animal que ama
e que por isso é belo,
muito mais belo que a estrela da manhã.
Artigo XII
Decreta-se que nada será obrigado
nem proibido,
tudo será permitido,
inclusive brincar com os rinocerontes
e caminhar pelas tardes
com uma imensa begônia na lapela.
Parágrafo único:
Só uma coisa fica proibida:
amar sem amor.
Artigo XIII
Fica decretado que o dinheiro
não poderá nunca mais comprar
o sol das manhãs vindouras.
Expulso do grande baú do medo,
o dinheiro se transformará em uma espada fraternal
para defender o direito de cantar
e a festa do dia que chegou.
Artigo Final
Fica proibido o uso da palavra liberdade,
a qual será suprimida dos dicionários
e do pântano enganoso das bocas.
A partir deste instante
a liberdade será algo vivo e transparente
como um fogo ou um rio,
e sua morada será sempre
o coração do homem.

Desejo que você perceba o verdadeiro sentido de um ano novo, que reflita, pois algo novo acaba de nascer em você, aquele você do ano passado não existirá mais. Lembra-se de que tudo muda? Pois é! O que existe a partir de agora é o NOVO. Acabamos de receber a chance de recomeçarmos a vida, de replanejar tudo que não deu certo, de repensar os erros, de procurar os acertos e de sentir que não somos super-homens, que não podemos sozinhos com o peso do mundo em nossos ombros. Que não podemos combater sozinhos os males do mundo; de ver que existimos como indivíduos e como tal, temos nossa identidade e nossa vida pessoal, nossas escolhas, as quais temos de amar e de respeitar, de vivê-las e seguir sonhando para não envelhecermos completamente!!!
Desejo que não enxergue apenas o valor do presente, mas antes de tudo o carinho e o valor emocional de quem está lhe dando aquele presente...
Desejo que você encontre um sentido pra sua vida. Que a seta dos seus desejos encontre o seu alvo. Desejo que você sinta fome, e que essa fome nunca, de forma alguma, seja saciada, pois se isso acontecer, sua razão de existir deixa de habitar em seu interior e você passa a se tornar uma pessoa triste e amargurada.
Desejo que jamais você deixe de sonhar, deixe de brincar, que em momento algum, sua porção criança envelheça e o(a) torne um(a) adulto(a) chato(a) e ranzinza. Desejo que aprenda a pedir desculpas, e que mais difícil que isso, aprenda a perdoar não apenas por educação, mas por que você chegou ao conhecimento pleno do que se passou entre você e o causador do problema, e se descobrir que foi o causador do mal estar entre vocês, dê o passo mais difícil para o homem moderno: seja humilde, admita seu erro e peça desculpas.
Desejo que a paixão jamais lhe cegue e que se cegar, o amor daqueles que sempre lhe rodearam sirva de colírio. Desejo que as noites em claro que você passar, lhe sirvam de reflexão, desejo acima de tudo que todos os seus desejos e não apenas as coisas que aqui falo se tornem uma vontade do espírito santo, aquela ave que não se encontra presa em igreja ou livro algum, senão dentro de você que é um templo universal onde o verbo habitou no principio e nunca deixou de estar... E que todas as fadas, duendes e criaturas mágicas digam amém, a essa sua nova vida, a esse novo você.
Resumo todos esses desejos em dois, que você aprenda que o “ter” jamais deve superar o SER, e que a ostentação só conduz aos excessos, e que esses conduzem apenas a infelicidade. Sendo assim desejo que aprenda a equilibrar os seus sonhos e seja feliz. Um feliz Natal e uma excepcional vida nova!!!
Fredson...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home